sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Chuva de fezes intriga cidade em França

        Uma misteriosa "chuva" de excrementos intriga os habitantes do vilarejo de Saint-Pandelon, no sudoeste de França. Desde meados de maio, eles queixam-se de "gotas" castanhas que caem do céu, com cheiro e textura de matéria fecal.
O presidente do vilarejo, Jean-Pierre Boiselle, afirmou que uma "chuva de cocó" passou a cair durante o dia e também à noite no município. Se no início a história fazia os 750 habitantes da localidade sorrirem, eles passaram a ficar aterrorizados com a chuva de excrementos, que deixou partes da cidade com ar irrespirável.
         As crianças não podem brincar fora de casa e os moradores hesitam em comer as frutas e legumes das hortas locais. Eles também já não fazem churrascos ao ar livre no período de verão.
As "gotas" castanhas, quase do tamanho de uma unha do dedo mínimo, sujam os carros, móveis de jardim e as roupas a secar no estendal.
        A primeira hipótese levantada pelos moradores para explicar o fenómeno foi a de que aviões estariam a despejar o conteúdo dos seus wc's sobre a região. Mas isso seria impossível, afirmou a Direção Geral da Aviação Civil de França, acrescentando que "os aviões de linha são pressurizados e não é possível despejar o conteúdo dos wc's ou de nenhuma outra coisa".
Após investigações, a polícia militar francesa declarou que a "chuva" de fezes poderia ser causada por aves migratórias, da espécie conhecida como andorinhões, que se instalaram na região nesta estação. "Esse pássaro tem a particularidade de voar a toda a hora e alimentar-se em pleno voo. Por isso as fezes caem durante o dia e à noite", afirmou o capitão Michel Brethes, da polícia militar de Dax, nos arredores do vilarejo de Saint-Pandelon.
        Um laboratório da região realizou neste mês pesquisas científicas com o material recolhido e confirmou que as "gotas" que cairam do céu são excrementos de origem animal, mas não conseguiu solucionar totalmente o mistério.
       "Nas amostras analisadas, não encontramos bactérias específicas das fezes humanas. Mas não podemos dizer a qual tipo de animal esses excrementos correspondem", afirmou Alain Mesplède, director do laboratório de análises científicas da região. "Apenas confirmamos a presença de bactérias típicas a todas as espécies animais", disse o pesquisador.
Sem saber ao certo se as fezes seriam realmente de pássaros, os moradores de Saint-Pandelon esperam que a "chuva" fedorenta não caia novamente em outras estações.

Sem comentários:

Enviar um comentário